Menu

Introdução

A febre no pós-parto é definida como temperatura igual ou superior a 38ºC, em pelo menos duas medições, entre o 2º e o 10º dia após o parto. Nas primeiras 24 horas, a febre é comum, de causa muitas vezes desconhecida, mas com resolução espontânea.

Frequência

Acontece após 5 a 7% dos partos, com menor incidência nos países desenvolvidos.

Causa

A causa mais comum é endometrite (infeção uterina), seguida de infeção da ferida operatória (após uma cesariana), mastite (infeção mamária) e infeção do trato urinário; menos frequentemente pode ser por infeção do períneo ou por infeção respiratória.

Sinais e sintomas

Febre nos primeiros 10 dias de pós-parto, superior a 38ºC em pelo menos duas medições.

Pode estar associada, consoante a causa, a:

  • Dor abdominal e corrimento vaginal com mau cheiro – associada a endometrite (infeção uterina);
  • Dor a amamentar com mama vermelha, quente e dura, podendo haver uma ferida com saída de pús – associada a mastite (infeção mamária);
  • Dor a urinar, idas frequentes à casa de banho, sangue na urina e perda involuntária de urina – associada a infeção urinária;
  • Dor com pele vermelha, quente e dura e com saída de pus do local da ferida da cesariana ou do local da laceração vaginal ou da episiotomia – associada a infeção destes locais.

O que fazer

Ir ao serviço de urgência de Ginecologia/Obstetrícia se: dor intensa que não cede a medicação; febre que não cede a medicação; corrimento vaginal com mau cheiro.

Nos restantes casos, ir aos cuidados de saúde primários nas próximas 24 horas.

Tratamento

O tratamento depende da causa associada à febre. Na maior parte das vezes envolve antibióticos por via oral e medicação para as dores, e, em casos graves pode obrigar a internamento a para antibióticos intravenosos e necessidade de intervenção cirúrgica, por exemplo, para drenagem de abcessos.

No caso da mastite é também importante a manutenção da amamentação (a iniciar na mama não afetada) ou expressão do leite, preferencialmente manual. 

Evolução / Prognóstico

Todas as infeções do pós-parto não tratadas podem progredir e agravar. Se detetadas e tratadas precocemente, têm um prognóstico favorável. 

Se manutenção de febre e dor após 72 horas de tratamento dirigido, a doente deve dirigir-se novamente ao Serviço de Urgência.

Prevenção / Recomendações

Cuidados de higiene, nomeadamente:

  • lavagem da região perineal com água e sabão;
  • manter a região seca após lavagem;
  • mudança frequente de pensos higiénicos;
  • evicção de contacto com o penso da ferida operatória, e manter a região seca e limpa;
  • promover boa higiene da mama durante o banho diário e antes e após mamadas;

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Ginepedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Ginepedia - Enciclopédia Online no seu e-mail