Menu

Introdução

O implante subcutâneo com etonogestrel é um contracetivo hormonal com progestativo, reversível de longa duração, aprovado pela FDA para utilização de 3 anos, mas com eficácia demonstrada para 5 anos. 

O que fazer

Quem tem indicação para uso de implante contracetivo?0

É uma opção para mulheres que pretendam um método de contraceção de longa duração, reversível, que pretendam contraceção sem estrogénios ou que tenham contraindicação para o seu uso.

Mulheres com dificuldade em manter a disciplina de toma diária da pílula, com esquecimento frequente.

Mulheres com elevado risco de uma gravidez não planeada.

Relativamente à amamentação, não existem alterações na quantidade ou na composição do leite materno, sendo um bom método para mulheres com parto recente e a amamentar que desejem espaçar as gravidezes.

Não é candidata ao uso de implante contracetivo no caso de:

  • Suspeita de gravidez 
  • Se tem doença tromboembólica (coágulos nas veias) em fase ativa
  • Cancro da mama     
  • Presença ou antecedentes de tumores do fígado (benignos ou malignos) 
  • Presença ou antecedente de doença do fígado grave enquanto os valores da função hepática não tenham normalizado

Avaliação prévia à colocação

Em mulheres saudáveis não há necessidade de realizar exame físico ou estudo analítico prévio à colocação do implante subcutâneo. Deve-se, contudo, excluir sempre uma possível gravidez.

Tratamento

A colocação e remoção deste dispositivo, na face interna do braço não dominante é realizada com anestesia local por um profissional de saúde com competência adquirida para o efeito.

Pode sentir dor, ocorrer hemorragia ligeira, ou formação de hematoma no local de inserção.

O implante corretamente posicionado é palpável por baixo da pele, caso não seja palpável deve marcar consulta para verificar o posicionamento (pode estar mais profundo ou ter ocorrido migração).

Evolução / Prognóstico

Após a remoção a concentração de etonogestrel torna-se indetetável ao fim de uma semana e a fertilidade habitual será restabelecida após 21 dias, havendo casos descritos de gravidez ocorrida no 1º mês após remoção. 

Prevenção / Recomendações

O impante subcutâneo é o método contracetivo reversível mais eficaz, apresentando uma taxa de gravidez com o uso de 0.05% (superior à da laqueação ou remoção de trompas). Para além dos seus efeitos contracetivos, apresenta também a vantagem de se associar a diminuição da dor menstrual. 

Podem ocorrer alterações no padrão hemorrágico habitual, podendo ter hemorragias prolongadas ou frequentes em quantidade escassa, spotting (cerca de 20%) ou deixar de menstruar, o que não significa gravidez nem menopausa, nem acarreta risco de descalcificação óssea. As mulheres que apresentam perfis de hemorragia favoráveis nos primeiros 3 meses mantêm normalmente esse padrão.

Podem surgir quistos nos ovários, benignos, que desaparecem espontaneamente. 

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Ginepedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Ginepedia - Enciclopédia Online no seu e-mail