Menu

Introdução

A ecografia do 3º trimestre é uma ecografia abdominal obstétrica cujo principal objetivo é avaliar o crescimento fetal. Tem ainda como outros objetivos a determinação da localização placentar e apresentação fetal e a avaliação do líquido amniótico.

Nesta ecografia poderá também ser possível identificar algumas anomalias fetais mais comuns no 3º trimestre (mais frequentemente do trato urogenital, sistema nervoso central e anomalias cardíacas).

Quando deve ser realizada?

Em Portugal, de acordo com a norma da Direção Geral de Saúde para a vigilância da gravidez de baixo risco, está recomendada ser realizada entre as 30-32 semanas de gestação.

Permite datar a gravidez?

Só deverá ser realizada no 3º trimestre perante grávida sem datação prévia. No entanto, é importante salientar que quanto mais tardia menor será a precisão da ecografia na datação.

Sinais e sintomas

O que avalia?

1.- Crescimento fetal:

  • O peso fetal é estimado com recurso a uma fórmula matemática, utilizando algumas medidas corporais fetais, nomeadamente:
  • Diâmetro biparietal e perímetro cefálico
  • Perímetro abdominal
  • Comprimento do fémur

A estimativa do peso fetal é uma aproximação do peso real do feto no momento de realização do exame e permite inferir em que curvas de percentis este cresce. É possível que possam existir ligeiras variações inter- e intra-operador.

2.- Placenta:

A placenta é um órgão formado durante a gestação que tem como funções fornecer nutrientes, imunidade e realizar trocas gasosas/produtos de excreção entre a mãe e o feto.

A sua posição (anterior ou posterior) e distância do seu bordo mais inferior ao colo do útero é documentada na ecografia do 3º trimestre.

Placentas baixas (≤ 20mm do orifício cervical interno) ou prévias (recobrem total ou parcialmente o orifício cervical interno) têm implicações na via de parto e são uma das principais causas de hemorragias no 3º trimestre. 

3.- Apresentação fetal: parte fetal que está direcionada para o canal de parto.

A apresentação cefálica (cabeça virada para baixo) é a mais frequente.

Se apresentação pélvica (sentado), uma ecografia no termo/pré-parto deverá ser realizada para confirmar a apresentação, uma vez que poderá ter implicação na via de parto. 

4.- Líquido amniótico: O líquido amniótico é o fluído que envolve o feto em desenvolvimento e preenche a bolsa amniótica (composta pelas membranas córion e âmnios) e cavidade uterina.

A principal fonte de produção de líquido amniótico é o sistema urinário fetal. A quantidade de líquido amniótico poderá estar normal, aumentada (hidrâmnios) ou diminuída (oligoâmnios).

5.- Doppler: a avaliação ecográfica com Doppler é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir o fluxo sanguíneo de vasos (artérias e veias).

Na ecografia do 3º trimestre está recomendada a sua realização perante  uma gravidez de risco ou se ausência de movimentos fetais e respiratórios. No entanto é muitas vezes realizada por rotina na ecografia do 3º trimestre.

Esta avaliação permitirá inferir a função placentária. Os principais vasos avaliados são: 

  • Artéria umbilical
  • Artéria cerebral media

6.- Avaliação anatómica estruturada:

A ecografia do 3º trimestre pode ainda incluir avaliação do crânio, cérebro, coração, tórax, abdómen e trato urinário, permitindo assim despistar anomalias fetais que surjam mais tarde na gravidez.

Os potenciais benefícios desta avaliação serão o aconselhamento e  planeamento do parto, tendo em conta o local mais apropriado, a possibilidade de realizar outros exames diagnósticos ou até mesmo planear o acompanhamento pediátrico pós-natal.

Prevenção / Recomendações

A realização da ecografia do 3º trimestre não substituí a vigilância periódica pelo médico assistente e não permite excluir todas as anomalias fetais ou complicações futuras. 

Saber Mais

Ecografia do 1º trimestre

Ecografia do 2º trimestre

Restrição do crescimento fetal

Alterações do líquido amniótico

Anomalias da placenta e cordão umbilical

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Ginepedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Ginepedia - Enciclopédia Online no seu e-mail