Menu

Introdução

As queixas urinárias, como a incontinência, são muito frequentes e podem afetar mulheres em qualquer idade, sendo mais frequentes na gravidez, no pós-parto ou após a menopausa.

Os estudos urodinâmicos são exames complementares realizados em mulheres com queixas urinárias, permitindo a avaliação funcional do trato urinário inferior, na tentativa de melhor estudar e esclarecer em relação à e aconselhar o tratamento mais apropriado.

Sinais e sintomas

As queixas urinárias podem ser: 

  • Perda de urina com a tosse, espirro ou esforço físico; 
  • Urgência súbita e/ou frequente para urinar; 
  • Acordar frequentemente durante a noite para urinar; 
  • Dificuldade em esvaziar a bexiga;
  • Infeções urinárias frequentes. 

Quando existe dúvida no diagnóstico ou falha do tratamento já realizado, pode ser-lhe solicitado um estudo urodinâmico, de forma a compreender adequadamente o motivo das suas queixas e ser-lhe recomendada a terapêutica mais apropriada e eficaz. 

O que fazer

Este exame é geralmente bem tolerado, estando referida a possibilidade de ocorrência de queixas de infeção urinária (dor ou ardor ao urinar, presença de sangue na urina, urinar muitas vezes) em cerca de 1-2% das doentes. 

Antes do exame, poderá ser solicitado um teste de urina para excluir uma possível infeção urinária. Também lhe poderá ser solicitado que tome um antibiótico por um curto período de tempo para evitar uma possível infeção. 

O QUE ESPERAR e PREPARAÇÃO

  • Este é um exame realizado em ambulatório, com a duração de cerca de 30 minutos. Não é necessário internamento. 
  • Deve vir para o exame com a bexiga confortavelmente cheia. 
  • Não é necessário jejum ou dieta especial. 
  • Não são necessários anestésicos ou analgésicos. 

Tratamento

COMO É REALIZADO 

O exame é realizado por um médico e enfermeiro especializados.

A sua bexiga será preenchida com soro através de um cateter e serão colocados dois sensores na bexiga e na vagina/ânus para avaliar a pressão vesical e abdominal.

Será questionada sobre as suas sensações (vontade de urinar, dor/desconforto) e será pedido que realize ações que desencadeiam perda de urina: tossir, fazer força, ouvir o som da água corrente. Quando tiver a sensação de bexiga cheia, deve avisar o médico e este dar-lhe-á permissão para urinar. 

No final, todos os dispositivos serão removidos e o exame será terminado.

RELATÓRIO DO EXAME

Após o término do exame, o médico discutirá consigo os achados urodinâmicos e juntos delinearão uma estratégia de tratamento. 

CUIDADOS APÓS O EXAME

Após o exame poderá sentir algum desconforto a urinar e deve ingerir muita água. Se achar que as queixas são devidas a uma infeção urinária, deve contactar o seu médico. 

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Ginepedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Ginepedia - Enciclopédia Online no seu e-mail